O que é o WORDPRESS ?

O que é o WORDPRESS ?

Conheça o gerenciador de conteúdos para web que se tornou o maior da internet em pouco tempo!

Se você deseja criar um blog pessoal, site ou e-commerce, sobre tecnologia, games, gastronomia e até ensino online, tanto faz…. o WordPress pode ser a solução que você deseja e vou apresentá-lo à você.

Afinal, o que é WordPress? Quando fazem essa pergunta, geralmente vem uma resposta simples e direta: é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para Web (ou CMS: Content Management System). O WordPress foi escrito em PHP com banco de dados MySQL, e é indicado principalmente para a criação de blogs, sites e até completos e-commerce para quem deseja vender online. Foi criado por Mike Little e Matthew Mullenweg em 27 de maio de 2003 e hoje é mantido por usuários (o WordPress é um software livre, gratuito) e a empresa Automattic, na qual os criadores são funcionários.

O WordPress disputava lá atrás com o serviço Blogger do Google, devido à alguns fatores e o principal de prover sites mais completos e profissionais ganhou a briga e hoje tem uma enorme fatia no mercado web ( 58% ). Exemplo disso é o fato de muitos sites famosos e conhecidos utilizarem o WordPress atualmente, exemplos:

  • Vogue Usa – revista de moda.
  • BBC – site da versão americana da BBC.
  • Reuters – uma das maiores agências de notícias do mundo.
  • The Rolling Stones – site de uma das mais famosas bandas de rock de todos os tempos.
  • Beyoncé –  site oficial de uma das maiores cantoras de R n’ B do planeta.
  • Katy Perry – site da cantora pop americana conhecida mundialmente.
  • Time Magazine – versão on-line de uma das mais tradicionais revistas do mundo.
  • Techcrunch – um dos maiores blogs da atualidade sobre tecnologia.
  • The New York Time Company – site corporativo de um dos jornais mais importantes do mundo.
  • Sony Playstation – blog oficial do videogame da Sony.

Existem duas variações do gerenciador de conteúdo, o WordPress.org e o Worpress.com, a diferença é que a versão .org é totalmente gratuita, muito mais completa, personalizável e profissional do que a .com, sendo necessária a contratação de um serviço de hospedagem para alocar o seu blog ou site. A versão .com, por mais que não seja tão completa, apresenta alguns dos temas padrão e não necessita de uma contratação de serviço de hospedagem, porém o problema é que, não é tão personalizável.

Atualmente é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais utilizado no mundo, pois suas facilidades de uso e a grande variedade de Plugins que agregam funções ao projeto, o tornam adaptável para basicamente qualquer tipo de negócio. ( Sites, blogs, e-commerce e plataformas de ensino online).

Nesse link aqui  você pode ver em tempo real a quantidade de vezes que o WordPress foi baixado para uso: https://wordpress.org/download/counter/

 

 

 


Adriano Laureano

Técnico em TI por formação ( adquiri meu 1º computador no ano de 2002, um Intel Pentium 133Mhz que rodava à 166Mhz via overclock e tinha um super HD de 1,19GB, isso é sério rs.... ) especializado em rotinas de suporte em escritórios de advocacia, entusiasta por Wordpress e Marketing Digital. Autodidata na maioria das vezes, sempre adquirindo conhecimento através de experiências profissionais, estudos diários e nas navegações sem pretensão por esse mundo que chamamos de internet nos momentos de ociosidade rs, sempre disposto a aprender e compartilhar conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *